Banner HC

Coordenação de Farmácia

 

Apresentação

 

A Coordenação de Farmácia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) tem importância vital na estrutura hospitalar, através das ações de assistência farmacêutica gerando impactos positivos nos aspectos clínicos, humanísticos e econômicos da gestão hospitalar.

A equipe da Coordenação de Farmácia do HC/UFG conta atualmente com 51 colaboradores, sendo 11 farmacêuticos, 04 farmacêuticos residentes, 19 funcionários de nível técnico, 10 funcionários de apoio (nível médio) e 07 estagiários.

A Coordenação de Farmácia do HC-UFG é composta atualmente por sete setores, a saber: Diligenciamento de Contratos, Recebimento, Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), Distribuição, Farmacotécnica Hospitalar, Farmácia Ambulatorial, Farmácia Clínica.

O Setor de Diligenciamento de Contratos de Medicamentos é responsável pelo acompanhamento e fiscalização dos contratos de fornecimento de medicamentos ao HC-UFG a fim de manter um estoque adequado destes itens. O gestor e o fiscal de contratos são responsáveis pelo acompanhamento dos pedidos de fornecimento, dos prazos e condições de entrega previstos em edital, dos comunicados e cobranças aos fornecedores.

O Setor de Recebimento de Medicamentos, por sua vez, é responsável pelo recebimento, conferência e armazenamento temporário de todos os medicamentos entregues no HC-UFG. Após registro da Nota Fiscal no sistema interno de administração de materiais (SAMNet) pelo setor competente, os medicamentos são encaminhados para armazenamento e distribuição pela Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF).

Já a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) é o setor onde são realizadas atividades referentes ao correto armazenamento e distribuição dos medicamentos disponíveis no HC-UFG. Na CAF também é realizado o fracionamento e etiquetagem dos medicamentos com códigos de barras o qual contem as informações do medicamento, como nome na Denominação Comum Brasileira, lote e validade. Essa etiquetagem visa garantir a rastreabilidade do medicamento contribuindo para a segurança do paciente e auxiliando no controle de estoque. Medicamentos interditados ou vencidos, devolvidos ou recolhidos das clínicas e demais setores da Farmácia são encaminhados para CAF, identificados e segregados do estoque geral, para evitar a redistribuição, até que sejam incinerados.

O Setor de Distribuição atende todos os pacientes em regime de internação e adota predominantemente o sistema de distribuição de medicamentos por dose individualizada, atendendo em média 11.000 prescrições por mês. Neste setor são recebidas diariamente as prescrições de cada paciente internado, as quais são triadas pelo farmacêutico, e em seguida os medicamentos são separados, digitados, conferidos e enviados às clínicas. A etapa da digitação consiste na passagem dos medicamentos pelo leitor de código de barras por paciente, à medida que o medicamento é passado pelo leitor óptico ele sai do sistema. Isso contribui para o controle de estoque e para a rastreabilidade do medicamento, como já mencionado. O Setor detém ainda um controle diferenciado sobre a distribuição de antimicrobianos, medicamentos de alto custo e medicamentos sujeitos a controle especial (Port. SVS nº 344/98) de modo a contribuir para o uso racional destes.

No organograma da Coordenação de Farmácia tem-se ainda o Setor Farmacotécnica Hospitalar que atualmente é responsável pela manipulação de medicamentos antineoplásicos conforme a legislação vigente (RDC nº 220 de 21 de setembro de 2004). As atividades deste setor envolvem a análise da prescrição até a diluição do medicamento por dose unitária. Os medicamentos são preparados em Cabine de Segurança Biológica classe IIB2, em condições assépticas, garantindo a qualidade e segurança para o tratamento medicamentoso do paciente e preservando o manipulador. São atendidos pacientes da oncologia, hematologia, reumatologia, obstetrícia e oftalmologia. Em 2013 a média de preparos realizados foi de 615/mês.

Também como parte integrante da Coordenação de Farmácia, tem-se a dispensação de medicamentos em regime ambulatorial a pacientes cadastrados nos programas de medicamentos de alta complexidade e estratégicos do Governo Federal, tais como: Tuberculose, Hanseníase, HIV/AIDS, Endemias Focais, Influenza H1N1, Chagas, Oncologia e Hematologia.  Atualmente são atendidos aproximadamente 800 pacientes/mês.

Ao Setor de Farmácia Clínica compete o planejamento, organização, coordenação, realização, acompanhamento e avaliação dos Serviços Farmacêuticos Clínicos (SFC), sendo esses serviços executados pelo farmacêutico e direcionados ao usuário do serviço e/ou a equipe multiprofissional de saúde, visando assegurar a efetividade e a eficiência do uso de medicamentos. Compreendem-se como SFC as atividades clínicas realizadas pelo farmacêutico, conforme a Resolução n.555/2013 do Conselho Federal de Farmácia

Os Farmacêuticos da Coordenação de Farmácia dão apoio técnico ao corpo multidisciplinar do Hospital, como suporte aos questionamentos relativos às interações físico-químicas e medicamentosas, estabilidade das drogas, dosagens, apresentações farmacêuticas disponíveis e informações gerais sobre medicamentos.

Além disso, dois farmacêuticos integram a equipe de apoio para realização de pregões eletrônicos, analisando as propostas das empresas participantes e emitindo pareceres quanto à documentação técnica (autorização de funcionamento, alvará sanitário, registro do medicamento), de acordo com as legislações pertinentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Em 2011, a Coordenação de Farmácia integrou-se à Residência Multiprofissional em Saúde do HC-UFG ofertando atualmente 02 vagas na área de concentração de Hematologia e Hemoterapia por ano. Além disso, os farmacêuticos são responsáveis por supervisionar estágios curriculares e extracurriculares de graduandos em Farmácia da UFG e outras instituições de ensino superior.

MISSÃO

Prestar assistência farmacêutica de forma estratégica aos usuários do serviço, com eficácia, segurança e qualidade, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão em parceria com a equipe multiprofissional, contribuindo para o atendimento humanizado à população.

 

VISÃO

Ser reconhecido como unidade de excelência no exercício dos diversos campos de atuação da Farmácia Hospitalar.